Neste post vou forcar-me numa das principais áreas de negócio atuais, o gaming, ou não fosse eu também um gamer.

Os eSports, bem como jogar online ou fazer streaming para as principais plataformas da especialidade, encabeçadas pela twitch e YouTube, já deixaram de ser um fenómeno pois explodiram para se tornar parte integrante da cultura de toda uma geração. Existem legiões de gamers a fazer streaming ou a comentar nos próprios jogos em curso para uma plateia online.

Com esta base existe um conjunto de equipamento e apetrechos de que deverás dotar o teus gaming room para continuares a tua evolução de jogo, melhorando com isso também a experiencia global e o prazer de jogar, dos quais falarei adiante. Com um bom setup podes também tornar-te streamer… Qualquer um o pode fazer, quanto mais não seja apenas por diversão própria, e até poderás ter a agradável surpresa de começares a ter uma audiência consistente pela criação de uma comunidade, mesmo que pequena, de espectadores devotos.

Obtendo essa audiência regular podes e deves então seguir alguns dos conselhos deste post para tornares as tuas transmissões mais profissionais e ter retorno por via de publicidade, parcerias, doações dos espectadores ou mesmo a conjugação de todas elas.

Assim o grande ponto de partida para te tornares streamer é teres um setup optimizado para tal, pelo que se seguem algumas dicas:

  1. Um computador capaz e actual – Precisa de ser rápido o suficiente para correr os últimos lançamentos a nível de jogos, e permitir gráficos tão bons quanto possível (full HD – 1080P – é o standard actual para ter uma boa relação qualidade vs frame rate mas terás sempre de fazer um compromisso compatível com a tua máquina e em especial com a tua ligação de internet) acompanhado de um monitor ou projetor com alto desempenho a nível de refresh rate, pois isso também é um factor de cativação de visualizações. De notar que a resolução em que jogas pode ser diferente da resolução a ser transmitida para os teus espectadores. Assim mantê-lo atualizado torna-o geralmente no grande investimento do conjunto. Um portátil poderá representar uma solução de recurso no caso de não teres orçamento e já dispores de um. Se não tiver porta de rede, mas apenas Wi-fi, ainda mais complicado fica para fazer streaming.
  2. Placa gráfica (GPU) – Reside neste item grande parte do compromisso discutido no ponto anterior… Quanto maior a resolução, maior a sobrecarga sobre o GPU. A nível de escolhas no mercado é sempre complicado apontar alguma em específico, pois há gostos para tudo e defensores acérrimos de alguns dos principais fabricantes… Ainda assim, e sob pena de receber um rol de críticas, sugeriria a gama GeForce RTX pois incluem encoders específicos para um melhor streaming.
  3. Processador (CPU) – Este como sempre é o componente vital para “fazer a festa”! Os processadores mais utilizados no gaming centram-se no dupla Ryzen7/i7 bem preparados para garantir a jogabilidade e streaming em simultâneo, quando coadjuvados por memória RAM de 16GB. Se realmente pretendes fazer vida e lucrar com isso será melhor subires a parada para um Rysen9/i9. Como topo neste momento têm o Core X-Series e o Rysen Threadripper.
  4. Open Broadcasting Software (OBS) – Alguns dos jogos integram todas as funcionalidades de streaming, mas outros não, e nesses casos será necessário adotar um software dedicado para o fazer. Configurar este software pode ser uma das coisas mais complicadas em todo o processo (começando pelo facto do software não ter um aspecto compatível com a maioria das aplicações hoje em dia)… Mas existem diversos vídeos no You Tube a explicar com o configurar. Se aprenderes como utilizar as cenas e dominares as opções de áudio já tens a base para começar, podendo deixar para depois tutoriais mais complexos mas que te permitirão transmissões mais elaboradas. De notar que terás de pedir e inserir a chave de streaming se o quiseres usar em conjunto com o twitch. Captura de telaPor Open Broadcaster Software developers – Screenshot from computer, GPLv2, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=82311029
  5. Para os casos em que o entretenimento é o seu factor de diferenciação será vital um bom conjunto câmara/microfone. Se pretendes qualidade então será melhor optar  por um microfone de mesa (e já agora um que tenha um aspecto apelativo pois fará parte integrante do vosso vídeo). Um dos mais usados é o Blue Yeti mas novamente, podes e deves sempre basear as tuas escolhas no factor da diferenciação, ou então optar por uns headphones com micro integrado. Quanto à câmara, existem imensas opções no mercado, pelo que deves garantir que não seja esse o elemento a introduzir arrastamentos na transmissão. Algumas integram luz, mas não te baseies nela pois não será suficiente caso gostem de jogar sem muita luz, o que é normal.
  6. Placa de captura – Poderá ser necessária caso pretendas fazer streaming a partir de uma consola fazendo uso das melhores capacidades do teu PC ou utilizar um segundo PC apenas para a transmissão ficando o teu PC principal dedicado ao vosso jogo, o que traz vantagens ao nível de capacidade de processamento.

Outros elementos que poderão adicionar são:

  • Iluminação do espaço convenientemente dimensionada e direcionada à tua cara (muito importante para teres sucesso é apareceres iluminados na imagem tal como uma estrela de cinema);
  • Consolas de controlo de mesa com vários atalhos para as diversas funcionalidades que possas necessitar durante o jogo, como atalhos de mensagens a enviar aos teus fãs, à distância do carregar de um botão;
  • Tela verde para ser colocada nas tuas costas e poderes facilmente criar um background virtual em teu redor na imagem a ser transmitida o que lhe dá um aspecto muito mais profissional do que estares a transmitir com o teu gato a fazer a higiene felina nas tuas costas…
  • Uma cadeira com aspeto apelativo e confortável ao ponto de te permitir jogar durante horas nela sentados;
  • Um sistema de som surround – Dá-te um melhor factor de entretenimento para ti pois os efeitos de som do jogo chegam-te com todo o seu esplendor e tal como idealizados pelos produtores e no caso dos jogadores de shooter traz a grande vantagem de percepção espacial de onde estás a ser atacado ou de onde estão a ser lançados projecteis. Para tal as diversas colunas e subwoofer deverão estar posicionados de uma forma específica e completamente direcionadas para a tua posição;
  • Um conjunto de projector/tela para um alívio da sobrecarga sobre os teus olhos devido à luz ser, nesse caso, refletida e não direta a partir da fonte de luz.

E no caso de optares por um setup que inclua estes dois últimos itens, porque não criar dessa forma um media room para teres um espaço com mais funcionalidades e que possas partilhar com a restante família para, entre outra coisas, assistir a filmes e concertos de música?

Se precisares de apoio para o projecto do teu gaming room ou media room dispõe pelos contactos disponibilizados pela página.